Entender as principais diferenças entre o SEO e os Links Patrocinados é de suma importância na hora de começar a promover sua empresa. Ambas são ferramentas de marketing que irão ajudar sua empresa a ser melhor posicionada na aba de pesquisa do Google, mas mesmo assim, tem propostas diferentes. Vamos ver como eles funcionam:
O SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de sites para obter a melhor colocação nos resultados de pesquisa, a fim de obter tráfego orgânico direcionado para o site. É uma técnica que obtém resultados com um retorno em longo prazo, com o objetivo principal de colocar o site na primeira página do Google através de palavras-chave.
Já os links patrocinados são anúncios publicitários que aparecem em sites e mecanismos de busca na forma de links. Esses anúncios são criados para promover a marca, produto ou serviço de uma empresa. A ferramenta utilizada para essa estratégia é o Google Adwords, os anúncios feitos dentro dela, levam o usuário para o site através de um link. A estratégia utilizada também é baseada no uso de palavras-chave relacionadas ao conteúdo do site, o resultado desse investimento é imediato, e é possível mensurar os resultados de conversões em tempo real.
O SEO, por se tratar de uma estratégia voltada para a busca orgânica do Google, tende a ser mais demorada, mas os resultados duram por mais tempo, entregando de volta um resultado que perdura por mais tempo. Os Links Patrocinados, no entanto, são a forma rápida de conquistar um espaço na primeira página do Google, a diferença é que você garante o melhor posicionamento pagando por ele.
Analisando dessa forma, é preciso se analisar qual tipo de mercado sua empresa quer alcançar e, dentro dela, pesquisar qual das 2 opções seria a mais vantajosa para o seu caso. Tudo dependerá do tipo de resultado que você busca, sendo imediato = link patrocinado, ou duradouro = SEO.
Vamos falar agora um pouco sobre as vantagens de cada um para você visualizar melhor. As vantagens do SEO são:
- Maior visibilidade: O SEO ajuda a melhorar o ranking de pesquisa do seu site, tornando-o mais visível para os usuários na web. Um site de alto ranking atrai mais tráfego, o que significa mais visitantes para o seu site;
- Menor custo: O SEO é uma estratégia de marketing de baixo custo. Enquanto outras formas de publicidade na internet podem custar muito dinheiro, o SEO é uma forma econômica de promover o seu site;
- Maior confiança: Um site otimizado para SEO é mais confiável para os usuários do que um site não otimizado. Os usuários da web geralmente confiam em sites que têm um bom ranking de pesquisa, o que significa que um site otimizado para SEO pode ganhar a confiança dos usuários;
- Melhor experiência do usuário: O SEO também pode melhorar a experiência do usuário ao visitar o seu site. Isso geralmente acontece quando o conteúdo é otimizado para SEO, o que torna mais fácil para os usuários encontrar o que eles estão procurando.
- Mais conversões: Um site otimizado para SEO tem mais chances de converter visitantes em clientes, pois os usuários acham mais fácil encontrar o que estão procurando. Por causa disso, o SEO pode ajudar a gerar mais receita para o seu negócio.
E as vantagens dos Links Patrocinados são:
- Visibilidade: Os links patrocinados são exibidos de forma destacada nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade da marca e direcionando tráfego qualificado para o site;
- Targeting: É possível segmentar o público-alvo usando ferramentas de segmentação por localização, palavra-chave, interesse, comportamento, dispositivo, horário, entre outros;
- Controle de custos: Além de ser possível controlar seus orçamentos, você também pode controlar o preço que deseja pagar por cada clique nos links patrocinados;
- Métricas de desempenho: Os links patrocinados oferecem uma série de métricas para acompanhar o desempenho das campanhas, como custo por clique, taxa de cliques, taxa de conversão, entre outras;
- Flexibilidade: Os links patrocinados permitem que as campanhas sejam criadas, atualizadas e ajustadas de forma rápida e fácil.
Add a Comment